Em 1985, Eytan Lubicz foi convidado a visitar a IHK, fabrica de turbos da IHI – Ishikawajima Harima Heavy Industries, que fornecia os turbos para os motores Honda de Formula 1 que equipavam os F1 pilotados por Senna.
Nesta epoca, Eytan gerenciava a equipe de pesquisa e desenvolvimento pertencente ao Grupo IHI no Brasil, dando origem ao Ishi-Turbo.
Na decada de 80, os turbos IHI ficaram conhecidos por sua alta performance e durabilidade, nas seguintes aplicacoes:
– turbo utilizado nos motores Honda RA168E F1 da MacLaren-Honda de Senna, com incriveis 677 hp/litro
– turbo utilizado em todos os motores da Formula Indy
Em 1985, turbos de alta tecnologia, que só recentemente tornariam-se equipamentos originais na linha Porsche, estavam sendo produzidos em escala de desenvolvimento já em 1985 nesta fabrica, o que viria a tornar-se mais tarde o Ishi-Turbo.
Dentre estas tecnologias de ponta podemos destacar:
– turbos com rolamento ( ball bearing )
– turbos com turbina de ceramica ( ceramic turbine wheels )
– turbos com geometria variável ( VG )
– turbos atingiam uma rotação de até 180.000 RPM
Referencias:
- https://www.motorsportmagazine.com/archive/article/july-1990/80/formula-success-honda-ra168e
- https://en.wikipedia.org/wiki/McLaren_MP4/4
- https://www.ultimatecarpage.com/spec/343/McLaren-MP4-4-Honda.html