A Porsche, que se sente em casa em todas as pistas do mundo, constrói automóveis desportivos e está presente nas competições automobilisticas por uma questão de paixão. E tradição. E por uma questão de princípio. Pelo princípio de que uma ligação intensa entre o automobilismo e os automóveis desportivos de série, faz com que todos os condutores descubram de imediato a sua origem.
A alma dos nossos modelos de série.
Automóvel desportivo ou automóvel de competição? Para nós: não há diferença. Porque o primeiro Porsche conquistou logo a vitória na prova onde participou. E porque os conhecimentos extraídos das pistas de corridas constituem uma parte integrante do desenvolvimento dos veículos de série. A alma que é transmitida pelo automobilismo a cada Porsche.
Uma questão de princípio. Não de prestígio.
Automobilismo desde o princípio. Não por obrigação. Mas por opção. Não para ganhar nome. Mas sim para ampliar constantemente os limites. Não para afirmação. Mas sim para testes repetitivos . Não é mesmo uma questão de prestígio. Mas sim de princípio.
O laboratório na competição.
Chegar um pouco mais perto do automóvel de competição ideal – os pilotos e engenheiros da Porsche procuram superar-se constantemente para dar vida ao sonho de Ferry Porsche. Através de novas tecnologias. Novos objetivos. E novas visões, que se qualificam em pista. Rumo ao automóvel desportivo do futuro.
Dar tudo. Mobilizar reservas nunca sonhadas. Obter êxitos e pensar no desafio seguinte logo no pódio. Progredir. Conquistar novos territórios. A Porsche vive em linha com este princípio há 65 anos. Analisar todas as ideias, todas as tecnologias, todos os pormenores. Não apoiar-se no que está já estabelecido. Utilizar o passado e a tradição como fonte de inspiração para projectar inovações. E dar repetidamente vida ao fascínio dos automóveis desportivos. Com motores cada vez mais eficientes e carrocerias cada vez mais leves. Em suma: um conceito global inteligente.
Uma história de vitórias
1875
Em 3 de setembro, Ferdinand Porsche nasceu na ci-dade de Bohemian Maffersdorf. Em 1889, depois de frequentar a escola básica e a Escola Estadual Profissional em Reichenberg, ele entra no negócio de seu pai como aprendiz de encanador
1900
O carro elétrico Lohner-Porsche é apresentado na Feira Mundial de Paris. Com os motores acoplados em cada roda, projeto do jovem engenheiro Ferdinand Pors-che, chamou a atenção internacional. No mesmo ano, ele desenvolve um carro de corrida com tração nas 4 rodas, assim como um veículo híbrido gasolina/elétrico o primeiro do gênero no mundo.
1906
Ferdinand Porsche se torna diretor técnico da Aus-tro-Daimler, em Wiener Neustadt. Com a idade de ape-nas 31 anos, ele é responsável pela linha de modelos de uma das maiores marcas da Europa no setor automotivo.
1909
Ferdinand Anton Ernst Porsche, mais tarde conhecido como ‘Ferry’, nasce em 19 de setembro em Wiener Neustadt.
1910
O carro de turismo concebido por Ferdinand Porsche, um Austro-Daimler, consegue uma tripla vitória no Rallye Prince Henry. Ao volante do carro vencedor fica ninguém menos que o próprio Ferdinand Porsche.
1923
Como Diretor Técnico e Membro do Conselho da Daimler-Motoren-Gesellschaft, em Stuttgart, Ferdinand Porsche projeta o lendário carro esporte Mercedes Compressor. No ano seguinte, o carro de corrida com motor de 2 litros, desenvolvido sob sua direção, ganha a corrida de Targa Florio. As Mercedes Benz S-Type dominam o automobilismo internacional a partir de 1927.
1931
Em 25 de abril, no auge de sua carreira, Ferdinand Porsche abre uma empresa de Engenharia e Consultoria de Motores e Design de Veículos, localizada em Stuttgart. Fabricantes de renome como Wanderer, NSU Zündapp utilizam a empresa, não somente para soluções globais, como também para novas soluções técnicas, como a suspensão Porsche por barra de torção
1933
Para a Auto Union, a Porsche desenvolve um car-ro de corrida Grand-Prix com um motor entre eixos de 16 cilindros. O conceito de veículo com motor traseiro, projetado para o carro compacto (Tipo 32) desenvolvido para a NSU é finalmente incorporado no Fusca.
1934
A empresa Dr. Ing. h.c. F. Porsche KG recebe uma encomenda oficial para o projeto e construção de um Volkswagen. Apenas um ano depois, o protótipo VW é colocado em testes. O “Ur Beetle” é montado na garagem da casa de Porsche, em Stuttgart
1935
Ferdinand Alexander Porsche, o filho mais velho de Ferry Porsche, nasce em 11 de dezembro, em Stuttgart.
1936
Paralelamente aos testes de campo do Type 60, as instalações de produção são construídas sob a direção de Ferdinand Porsche para o veiculo Volkswagen, rebatizado como KdF-Wagen
1939
Sob a designação “Type 64”, três coupés de corri-da são desenvolvidos pela Porsche em Zuffenhausen. Construído para corridas de resistência e de longa distância, o “Berlin-Rom-Wagen” é considerado hoje como a origem de todos os carros esportivos Porsche.
1944
Devido às condições da guerra, o escritório de engenharia Porsche KG muda-se para Gmünd, na província austríaca da Caríntia.
1946
Sob a direção de Ferry Porsche, filho de Ferdinand, o projeto de um all wheel drive Grand Prix racecar — o “Cisitalia” (Type 360) — é iniciado, para o industrial italiano Piero Dusio.
1948
O 356 é o primeiro carro esportivo a levar o nome Porsche. “Num 1” ganha sua licença em junho. Apenas um mês depois, o roadster de motor central teve ganha sua primeira vitória no Stadtrennen Innsbruck.
1950
Porsche KG retorna a Stuttgart Zuffenhausen e começa a produção em série do Porsche 356.
1951
O fundador da empresa, Ferdinand Porsche morre em 30 de Janeiro com 75 anos de idade. Com a vitória da classe SL 356 nas 24 Horas de Le Mans, o jovem fabricante de carros esportivos Porsche ganha reconhecimento internacional.
1953
O Porsche 550 Spyder estreia no Salão do Automóvel de Paris. Impulsionado por um poderoso motor de 4 comandos de válvulas, o leve e ágil carro de corrida passa a acumular inúmeros triunfos internacionais.
1956
Coincidindo com as celebrações do 25º aniversário da empresa, o Porsche 356 número 10.000 deixa a linha de produção da fábrica. Em Targa Florio, o Porsche 550 Spyder A registra, pela primeira vez, uma vitória total.
1960
Durante as primeiras temporadas de corridas, o Porsche 718 RS 60 acumula vitórias em Targa Florio e nas 12 Horas de Sebring. Na Fórmula 2, a Porsche termina em primeiro, segundo e terceiro nas 150 Milhas de Aintree, Grã Bretanha, com o Tipo 718/2.
1962
Em abril, a 50.000ª Porsche, um B 356, sai da linha de montagem. Em Weissach, o primeiro campo de provas se torna operacional. Na Fórmula 1, o Porsche 804 vence o GP da França.
1964
O Porsche 911, lançado no ano anterior como mo-delo “901” entra em produção seriada. O Porsche 904 Carrera GTS, também desenhado por Ferdinand Alexander Porsche, é aclamado por seu excepcional design e excelente desempenho.
1965
Apresentado como um “Cabriolet Seguro”, o Porsche 911Targa é introduzido e entra em produção seriada em 1966.
1967
Seguindo o sucesso obtido no ano anterior com o Porsche 906 Carrera 6, a equipe de fábrica Zuffenhausen obtém uma vitória tripla com o Porsche 910 Targa Florio. Pela primeira vez, a Porsche obtém uma vitória geral na lendária corrida de 1.000 kms em Nürburgring.
1968
A Porsche consegue sua primeira vitória geral nas 24 Horas de Daytona com o Type 907-8. O grande su-cesso obtido no ano anterior na corrida de 1.000 quilômetros, em Nürburgring e Targa Florio, se repete. O 911T vence o Rally de Monte Carlo.
1969
No Salão do Automóvel de Frankfurt, o esportivo com motor central VW Porsche 914 faz sua estreia. Além do Rally de Monte Carlo e de Targa Florio, a Porsche ganha, pela primeira vez, o Campeonato Mundial de Marcas, com os novos 908/02 e o 917.
1970
Com nove vitórias em dez possíveis, a Porsche ganha seu segundo e consecutivo Campeonato Mundial de Marcas. Nas 24 Horas de Le Mans, Hans Herrmann e Dickie Attwood obtém vitória geral com os Porsche 917.
1971
O novo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Porsche em Weissach é inaugurado. A Porsche obtém novas vitórias nas 24 Horas de Le Mans e no Campeonato Mundial de Marcas.
1972
A KG Porsche se expande, sob a supervisão do presidente Ferry Porsche. Com um modelo top de linha esportiva, o Porsche 911 Carrera RS 2.7 é lançado no mercado.
1973
“Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG” é oficialmente inscrita na Junta Comercial. A série de modelos 911 “G Series”, com para-choque de segurança, é apresentada. Na série Can Am, o Porsche 917/30 ganha com facilidade.
1974
No Salão do Automóvel de Paris, durante o auge da crise do petróleo, a Porsche apresenta o 911Turbo — o primeiro carro esportivo do mundo equipado de fábrica com turbocompressor e regulador de pressão.
1975
Com o 924, a Porsche pela primeira vez produz um veículo esportivo com motor dianteiro na configuração transaxle. A Porsche se torna a primeira montadora a empregar o processo de galvanização dupla nas chapas de aço da carroceria.
1976
Os Porsche de corrida 935 e 936 ganham o Cam-peonato Mundial de Marcas e Carros Esportivos.
1977
Concebido como sucessor do 911, o Porsche 928 utiliza nova tecnologia e novo design. Um motor V8 de alta performance é utilizado como motorização desse carro de luxo esportivo. Além de defender com sucesso seu título no Campeonato Mundial de Marcas, com o Type 935, a Porsche ganha mais uma vez as 24 Horas de Le Mans, com o Type 936.
1981
O Porsche 944, com um motor de 4 cilindros de 163cv, torna-se o mais novo membro da família dos mo-delo transaxle. Em Le Mans a vitória global do Porsche 936/81 coroa o 50º aniversário da empresa.
1982
Com o 911 SC Cabriolet, a Porsche oferece uma versão aberta do seu clássico carro esporte. Com os Types 956/962, a Porsche vence cinco Team Constructor e o Campeonato Mundial de Pilotos entre 1982 e 1989. Ao todo, a Porsche completa nada menos do que seis vitórias em Le Mans.
1984
O Fórmula 1 com o motor “TAG Turbo”, construído pela Porsche, comemora o primeiro de seus três Cam-peonatos Mundiais. Além do Campeonato Mundial de Marcas, o Porsche 911 Carrera 4x4 obtém a sua primei-ra vitória no Rally Paris-Dakar.
1985
O lendário Porsche 959 é apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt. Pouco tempo depois, ele vence o Rally Pharaoh. No ano seguinte, o 959 sai igualmente vitorioso do Rally Paris-Dakar.
1988
No 25º aniversário do 911, a Porsche apresenta o recém desenvolvido 911 Carrera 4 com tração nas quatro rodas.
1989
O Porsche 911 Carrera aparece pela primeira vez com o sistema de câmbio automático “Tiptronic”, que se tornaria uma referência. As versões Coupé, Cabriolet e Targa foram apresentadas.
1991
A Porsche se torna a primeira montadora de automóveis na Alemanha a equipar todos os seus modelos de produção com airbag para motorista e passageiro, como equipamento standard.
1992
O Dr. Wendelin Wiedeking assume o Conselho Executivo, promovendo o retorno do sucesso da marca Porsche, com uma nova e abrangente linha de veículos.
1993
No Salão do Automóvel de Detroit, a Porsche mostra o estudo de um roadster com motor boxer entre-eixos, denominado Boxster. O novo 911 Carrera, totalmente redesenhado, estreia no Salão do Automóvel de Frankfurt.
1994
O Porsche Service Center Rio é credenciado como Serviço Autorizado Porsche no Rio de Janeiro, Brasil.
1995
Com a implementação do Sistema de Controle de Emissões OBD II, o 911 Turbo torna-se o carro de produção com os mais baixos níveis de emissões do mundo. Além do 911 Carrera 4S, o 911 Targa com o teto de vidro elétrico expande a gama de modelos. O Porsche 911 GT2, utilizado também em competições, é comercializado em série limitada.
1996
Depois de apenas 3 anos e meio de desenvolvimen-to, a produção do Porsche Boxster é iniciada. O Porsche número 1.000.000 sai da linha de montagem de Zuffenhausen em 15 de julho.
1997
Sob o lema “Evolution 911”, a nova geração do Porsche 911 Carrera é apresentada. Pela primeira vez o carro é impulsionado por um motor de 6 cilindros opostos horizontalmente, refrigerado a água, com quatro válvulas por cilindro. Para satisfazer a alta demanda, o Boxster passa a ser também produzido pela Valmet Automotive, na Finlândia.
1998
Em 27 de março, Ferry Porsche morre aos 88 anos de idade. A decisão de iniciar a produção de uma série totalmente nova é anunciada — o Cayenne está a caminho. Com o 911 GT1, a Porsche registra uma dupla vitória em Le Mans acumulando um total geral de 16 vitórias.
1999
Com o 911 GT3, a Porsche introduz uma versão excepcionalmente esportiva. O Boxster S, uma versão de alta performance, é lançada. Os freios Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) são apresentados como uma novidade no mundo automotivo.
2000
No Louvre, em Paris, a Porsche celebra a première mundial do Carrera GT, carro esportivo de alta performance. Pronto para as ruas, possui um chassis de fibra de carbono, bem como um motor de 10 cilindros aspirado. Em Leipzig é iniciada a construção da uma nova fábrica para montagem do Porsche Cayenne SUV.
2001
O novo 911 GT2, 462 HP, é equipado com o freio PCCB Porsche Ceramic Composite como equipamento de série. A nova geração do 911 Carrera recebe um motor de 3,6 litros com levante de válvula variável. O 911 Carrera 4S e 911Targa estão disponíveis em novas versões.
2002
A Porsche apresenta a sua terceira série: o esportivo e off-road Cayenne SUV. O Boxster, em nova geração, incorporando a tecnologia VarioCam, atinge menor consumo e reduzido nível de emissões de gases, apesar do aumento de potência.
2003
A produção em série do Porsche Carrera GT (velocidade máxima de 330 km/h) é iniciada em Leipzig. Até 2006, um total de 1.270 unidades foram fabricadas. Além do novo Porsche 911 GT3 e 911 GT3 RS, o 911 Turbo Cabriolet e o 911 Carrera 4S Cabriolet expandem ainda mais a linha de produtos.
2004
A nova geração das séries 911 e Boxster são introduzidas nas versões básica e S.
2005
No Salão do Automóvel de Frankfurt, o Porsche Cayman S com motor boxer entre-eixos 6 cilindros é apresentado pela primeira vez. Além disso, a gama de modelos é estendida com o 911 Carrera 4 e 911 Carrera 4S nas versões Coupé e Cabriolet. A Porsche se torna a maior acionista da Volkswagen. Em Zuffenhausen, começa a construção do novo Museu Porsche.
2006
Juntamente com o novo 911 GT3, a Cayenne Turbo S com 521 HP estabelece uma nova marca de potência. Em Genebra, o novo 911 Turbo com turbina de geometria variável (VTG) é apresentado. O Cayman com 245 HP é acrescentado à gama de modelos, além dos novos 911 GT3 RS e 911Targa 4. Na American Le Mans Series, o Porsche RS Spyder protótipo alcança a vitória no campeonato da classe LMP2. É iniciada a expansão das instalações de produção em Leipzig. A montagem do Panamera começa em 2009.