Pensando fora da caixa - em busca da solução ideal, os engenheiros da Porsche não se contentam com os conceitos convencionais. Com motivação e dedicação, abrem novos caminhos e questionam a sabedoria convencional, para alcançar soluções inovadoras que se encaixam perfeitamente às exigências dos clientes. Inovações sempre em conjunto com uma engenharia eficiente. Sujar as mãos sempre que necessário. As idéias são transformadas em realidade com criatividade, paixão e o estado da arte em tecnologias e métodos.
Engenharia Porsche
Novas idéias, moldando a mobilidade do futuro.
Veja algumas realizações da Engenharia Porsche ao longo do século.
Hoje
Porsche Engineering - serviços de engenharia para uma mobilidade orientada para o futuro. Uma abordagem enxuta, sustentável e eficiente. Seja a habilidade extraordinária no campo da eletromobilidade que a Porsche Engineering demonstrou em 2014 no desenvolvimento da bateria do Porsche 919 Hybrid, excepcional experiência nas áreas de construção e redução de peso, ou na imediata disponibilidade para o desenvolvimento desde uma cama de hospital ou de um equipamento para churrasco ao ar livre - os engenheiros da Porsche Engineering sempre demonstram dedicação à mais alta qualidade, conceitos avançados e soluções personalizadas.
2014 - Retorno ao Endurance Classic Le Mans
Após 16 vitórias gerais seguidas por 16 anos de ausencia, a Porsche retornou a Le Mans, a corrida de resistência mais renomada do mundo, com o inovador 919 Hybrid. Com muitos anos de experiência no campo da tecnologia de baterias, a Porsche Engineering desenvolveu a bateria para o novo protótipo LMP1 da Porsche, além da estrutura mecânica e sistemas de controle
2012 - Porsche Engineering assume o centro técnico da Nardò
Com o Nardò Technical Center (NTC), na região italiana da Puglia, no sul da Itália, a Porsche adquiriu um dos mais renomados campos de testes de automóveis do mundo. A instalação de testes é operada pela Porsche Engineering desde então, e inclui um circuito de dirigibilidade de 6,2 quilômetros, uma pista circular de 12,6 quilômetros mundialmente famosa, além de circuitos para testes dinâmicos, acústicos e off-road. Os campos de testes permanecem disponíveis para uma ampla variedade de testes de veículos da indústria automotiva internacional
2011 - Introduzido o Projeto de Pesquisa Boxster E
Com o protótipo "Boxster E", a Porsche Engineering demonstrou sua profunda e diversificada experiência no campo da eletromobilidade. O conjunto motriz puramente elétrico possui dois motores elétricos com até 180 kW de potencia e uma bateria de alta tensão para 240 kW. Desempenho típico de um carro esportivo. O sistema central de gerenciamento da bateria permite cargas rápidas, em menos de 30 minutos.
2011 - 80 anos de serviços de engenharia
Em 2011, os serviços de engenharia da Porsche comemoraram 80 anos de atividade. A Porsche ganhou sua reputação como uma das mais renomadas e multifacetadas prestadoras de serviços de engenharia do mundo. A tradição de serviços de engenharia iniciada por Ferdinand Porsche em 1931 é hoje levada adiante com sucesso pelo Porsche Engineering Group GmbH sediado em Weissach.
2002 - Um motor revolucionário para a Harley Davidson
Sob o codinome "Revolution Engine", em 2002, a Porsche Engineering desenvolveu um novo motor V2 para o modelo "V-Rod" da fabricante americana de motocicletas Harley-Davidson. Os engenheiros da Porsche construíram um motor de 1.131 cc refrigerado a água, baseado em um motor de corrida que encantou a clientela exigente da Harley-Davidson, tanto por seu desempenho quanto por seu som imponente.
2001 - Formação do Grupo de Engenharia Porsche
Em 2001, o Porsche Engineering Group GmbH, com sede no Centro de Desenvolvimento em Weissach, foi fundado como a holding central para serviços de engenharia da Porsche. A estreita cooperação resultante das instalações da Porsche Engineering com o Centro de Desenvolvimento Porsche em Weissach permite ao Grupo fornecer a coordenação necessária para a execução suave e bem-sucedida de projetos de clientes.
1996 - Fundação da Porsche Engineering Services GmbH
Com a fundação da Porsche Engineering Services GmbH em outubro de 1996, a tradição de serviços de engenharia da Porsche finalmente conseguiu sua própria entidade legal. Desde então, o local de Bietigheim-Bissingen tem sido um importante centro para as equipes de projeto da Porsche Engineering.
Como curiosidade, os cursos Classic para a Certificação Classic Gold do Centro Técnico Porsche RJ Itanhangá foram ministrados em Bietigheim-Bissingen.
1994 - Estudo de veículo para o mercado chinês
No Congresso Internacional de Carros Familiares de Pequim, a Porsche apresentou o estudo C88, desenvolvido especialmente para o mercado chinês. O automóvel atendeu às necessidades dos clientes chineses e foi projetado em três versões: uma versão extremamente acessível, de duas portas, uma versão padrão e outra quatro portas de luxo. Os objetivos de desenvolvimento eram métodos simples de fabricação, um alto padrão de qualidade e alto nível de segurança do veículo.
1990 - Modelo Premium Mercedes-Benz
A Daimler-Benz AG contratou a Porsche para projetar e testar a produção em série do seu sedã W 124 com um motor V8 de 5 litros M 119 de quatro válvulas por cilindro. A produção em série, incluindo a montagem da carroceria e a montagem final, ocorreram na fábrica da Porsche em Stuttgart-Zuffenhausen.
1983 - Um motor de corrida de Fórmula 1 para o pódio
Encomendada pela equipe britânica McLaren e financiada pelo empresário saudita Mansour Ojjeh, a Porsche desenvolveu o motor turbo TAG para o carro de corrida McLaren MP4 Formula 1. O motor V6 turbo de 1,5 litros produzia até 1.000 HP. Com um total de três Campeonatos do Mundo, o “TAG turbo fabricado pela Porsche” se tornou o motor de Fórmula 1 dominante nos anos de 1984 a 1986
1982/1981 - Novo design da empilhadeira Linde
Um marco no desenvolvimento de veículos industriais foi o começo da cooperação bem sucedida e contínua com a Linde Material Handling. Depois que a Porsche projetou acionamentos planetários e de corrente para a Linde, no início dos anos 80, a empresa encomendou o design de uma nova geração de empilhadeiras. O estilo Porsche da Linde tornou-se uma marca registrada premiada
1981 - Cockpit para o Airbus do Futuro
No início dos anos 80, a Porsche e a Airbus, fabricante de aeronaves, projetaram o layout da cabine do futuro para aeronaves wide body. Os monitores foram usados pela primeira vez ao invés dos instrumentos analógicos convencionais - uma tendência a partir de então. O objetivo era melhorar as condições de trabalho dos pilotos
1961 - Colocação da pedra fundamental do Centro de Desenvolvimento Weissach
Em 1961, Ferry Porsche lançou as bases para o Weissach Development Center, a 25 km a noroeste de Stuttgart-Zuffenhausen. Mais tarde, ele criou um "skid pad" para testes de chassis, usado até hoje. As décadas de 1970 e 1980 viram a adição de um extenso circuito de testes e instalações, um túnel de vento, instalações para acidentes, centro de testes de emissões e uma variedade de bancos de testes de motores. Ao longo dos anos, o Weissach Development Center foi continuamente expandido. Hoje, com suas instalações de teste e pistas altamente inovadoras, o centro é considerado um hot spot no mundo da engenharia. Estas instalações também estão disponíveis para clientes externos através da Porsche Engineering.
1950 - Porsche diesel Tractor
Imediatamente após a conclusão da Segunda Guerra Mundial, os tempos eram difíceis para a Porsche. A nova montadora ainda se recuperava dos estragos socio econômicos e de infra-estrutura da guerra, além da morte do patriarca da família e fundador da marca, Ferdinand Porsche, em 1951. Os 356 alcançaram sucesso a partir de meados da década de 1950, com mais de 75.000 unidades vendidas entre 1948 e 1965.
Antes da guerra, Ferdinand Porsche trabalhou em uma variedade de modelos de tratores com motores a gás e diesel. Quando a guerra terminou, apenas os fabricantes que haviam produzido tratores e equipamentos semelhantes antes da guerra puderam continuar. Então, a Porsche licenciou seus projetos de tratores para a Allgaier da Alemanha e Hofherr Schrantz da Áustria. Os tratores resultantes foram comercializados como Allgaier-System Porsche e Hofherr Schrantz-System Porsche, respectivamente.
Assim como a linha de carros esportivos mais populares da Porsche, os tratores Porsche-Diesel incorporaram um design tecnológico avançado para a época, principalmente com o acoplamento hidráulico instalado entre o motor e a transmissão, eliminando a necessidade da embreagem.
- Primeiro ano de produção: 1950
- Último ano de produção: 1963
- Produção total entre 1956-1963: mais de 125.000 unidades
1948 - Porsche 356 ─ Nascimento da marca Porsche Sports Car
Em julho de 1947, o escritório de engenharia da Porsche começou a trabalhar por conta própria no carro esportivo VW tipo 356. Com base em projetos anteriores, como o Volkswagen e o carro de corrida Tipo 64 Berlim-Roma, os conceitos de design, já com o número de construção interno 356, foram idealizados na primavera de 1948. O protótipo Porsche 356, com o número de chassi 356-001, concluiu sua primeira viagem em 8 de junho de 1948. Neste mesmo ano foi concedida uma permissão especial de trânsito do governo do estado da Caríntia. Nascia a marca de carros esportivos Porsche.
1937 - Um carro com recorde mundial de velocidade e um trator
Para a Daimler-Benz AG, a Porsche não apenas desenvolveu componentes do motor para o Mercedes Silver Arrows, mas também projetou o carro de recorde mundial de velocidade Tipo 80 entre 1937 e 1939. Ao mesmo tempo, Ferdinand Porsche e seus engenheiros desenvolveram o trator compacto Tipo 110 para uso agrícola, com um motor de dois cilindros refrigerado a ar. O modelo lançou as bases para o subsequente "trator popular" e o trator diesel Porsche construído após a Segunda Guerra Mundial.
1934 - Desenvolvimento do "Volkswagen", um dos primeiros grandes projetos
O ímpeto para o design do depois famoso Fusca da Volkswagen surgiu em 1934, quando a "Associação Reich da Indústria Automobilística Alemã" encomendou a Ferdinand Porsche o projeto e construção do Volkswagen alemão ou "Carro do Povo". Ferdinand Porsche e seus engenheiros idealizaram uma carroceria e um motor de quatro cilindros refrigerados a ar. O resultado foi usado não apenas milhões de vezes no VW Beetle, mas também a partir de 1948 como conjunto motriz do lendário Porsche 356
1931 - Fundação do escritório de design da Porsche
Em 25 de abril de 1931, “Dr. Ing. h.c. F. Porsche Gesellschaft mit beschränkter Haftung, Konstruktion und Beratung für Motoren- und Fahrzeugbau ” foi inscrito no registro comercial de Stuttgart. Desde o início, o trabalho da equipe de Ferdinand Porsche, inicialmente composta por 12 pessoas, abrangeu todo o escopo da engenharia automotiva. Automóveis lendários como o carro de corrida Auto Union Grand Prix e o Volkswagen Beetle seriam criados no escritório de engenharia de Stuttgart nos próximos anos. A oficina da Porsche avançou para se tornar um dos locais de nascimento mais significativos para a engenharia automotiva.
1906 - Primeiras vitórias em corrida
Um marco importante na carreira de Ferdinand Porsche ocorreu em 1906. Com apenas 31 anos de idade, ele assumiu o cargo de diretor técnico da Austro Daimler em Wiener Neustadt tornando-se responsável por produtos de uma das principais empresas automobilísticas da Europa. O “carro Prince Henry”, que levou a equipe da fábrica Austro-Daimler a terminar entre os três primeiros classificados no amplamente conhecido julgamento do príncipe Henry, estava entre as maiores conquistas da época. Com o modelo "Sascha" da Austro-Daimler, Ferdinand Porsche desenvolveu um pequeno carro de corrida, vitorioso na corrida de Targa Florio em 1922 contra competidores com motores de maior cilindrada. Alcançou nada menos que 43 vitórias na corrida
1900 - Porsche se torna pioneira em eletromobilidade
O primeiro resultado do trabalho de Ferdinand Porsche no desenvolvimento de automóveis foi um carro elétrico chamado “Lohner Porsche”, alimentado por motores elétricos acoplados diretamente ao cubo das roda, atraindo a atenção na Feira Mundial de Paris em 1900.
Também em 1900, Ferdinand Porsche combinou seus motores elétricos com um motor a gasolina, dando origem ao princípio do acionamento híbrido serial. Como um conceito totalmente híbrido, o “Semper Vivus” também era capaz de cobrir distâncias maiores em operação puramente elétrica até que o motor de combustão fosse utilizado para carregar as baterias.