Perfeitamente integrados a performance do seu Porsche.
Não é apenas o motor que cria o desempenho dinâmico do seu Porsche. Os pneus também desempenham um papel essencial. Afinal, eles são a única parte do seu Porsche em contato direto com a estrada. Assim, toda a rotação do motor, todo o torque e qualquer toque no pedal do freio, só podem ter efeito graças aos pneus corretos.
Obviamente, os pneus corretos variam de acordo com o modelo do seu Porsche e o modelo de roda utilizada. A escolha incorreta e não aprovada poderá afetar negativamente o desempenho, o manuseio e a segurança do seu Porsche. É por isso que no Centro Técnico Porsche RJ Itanhangá você encontra as informações necessárias sobre os pneus N, aprovados pela Porsche, bem como as razões pelas quais você nunca deve instalar outros no seu Porsche.
Todos os pneus fornecidos pelo Centro Técnico Porsche RJ Itanhangá fazem parte da gama de pneus personalizados Porsche. Esta gama foi criada pela Porsche ao longo de muitos anos, em estreita colaboração com os principais fabricantes de pneus. O pneu ideal para cada modelo, para atender aos seus requisitos especiais de desempenho do seu Porsche. O fato de os pneus terem sido exaustivamente testados e aprovados pela Porsche é indicado por sua marcação N (a letra significa " Nürburgring ”, onde os pneus são testados).
Anteriormente, a marcação do pneu indicava apenas o status técnico dos pneus, em acordo com o número que seguia a letra N (0, 1, 2, 3 ou 4). Atualmente, informações adicionais foram adicionadas à marcação.
Após a letra N, uma segunda letra indica a linha do modelo, e o número em sequência representa a geração: 0 para 1, 1 para 2 e assim por diante.
Por exemplo, o pneu Porsche 992 será marcado NA0, indicando que é:
- N - aprovado pela Porsche
- A - Desenvolvido para o Porsche 992
- 0 (zero) - primeira geração
Os pneus marcados com N da Porsche diferem dos demais, principalmente em termos de geometria, composição da borracha e métodologia de teste. Os testes abrangem três áreas principais:
- 1. Critérios subjetivos, como manuseio e conforto ao dirigir
- 2. Critérios objetivos, como desempenho de frenagem e vida útil
- 3. Critérios internos, como resistência ao rolamento e desempenho em alta velocidade
Durante o desenvolvimento, a geometria dos pneus e a composição da borracha, em particular, são adequadas aos veículos Porsche. Como resultado, independente das estações, verão e inverno, ou alto desempenho, os pneus marcados com Porsche N oferecem excelente estabilidade de direção e máximo prazer de direção. Também garantem que seu veículo mantenha o desempenho original de condução e as margens de segurança, após ter sido equipado com um pneu novo.
Construção típica dos pneus
Cordão do talão: em fio de aço. Garante que o pneu se encaixe com segurança no aro.
Apex: está localizado acima do cordão. Afeta a deformação dos pneus em caso de forças laterais, promovendo excelente resposta a direção e conforto ao dirigir.
Carcaça: várias camadas de fibras têxteis emborrachadas (principalmente rayon) dispostas radialmente (em ângulos retos) na direção de rolagem. Estas camadas determinam a capacidade de carga do pneu.
Camadas da correia: estabiliza a área de contato e promove a estabilidade direcional. No mínimo duas camadas cruzadas, feitas de cabos de aço.
Cobertura 0°: esta camada, produzida em fios de nylon reforçados com borracha, reduz o calor gerado pelo atrito. Garante que o pneu mantenha sua forma em altas velocidades.
Banda de rodagem: área de contato com a estrada. Um perfil negativo auxilia na drenagem da água; um perfil positivo influencia na aderência, tração, estabilidade e nível de ruído.
Parede lateral: protege o pneu contra danos. Afeta as características de condução e o conforto. As designações dos pneus também estão descritas nesta área.
Superfície interna: camada interna hermética (camada butílica).
Marcação
Tipo do pneu: indica o modelo do pneu. O LATITUDE Sport 3 marcado com N é fabricado pela Michelin, aprovado para o Macan, entre outros modêlos Porsche.
Marcação N (N0 por exemplo): identifica pneus desenvolvidos especificamente para os requisitos Porsche. O número descreve o status técnico no momento em que a aprovação foi obtida.
Fabricante do pneu: indica o fabricante do pneu. A Michelin é parceira de desenvolvimento de pneus para a Porsche. Os pneus são desenvolvidos em conjunto com os fabricantes, especificamente para veículos Porsche.
Identificação DOT: fornece informações sobre o fabricante, dimensões, tipo e data de produção do pneu. DOT significa Departamento de Transportes (EUA).
Data de produção: indica semana e ano de produção (4812 = semana 48, 2012). Um pneu é considerado novo, ou passível de uso, por até 6 anos após a produção, considerando-se que tenha sido adequadamente armazenado.
Índices de carga e velocidade: indicam a carga máxima do pneu na forma criptografada (101) e a velocidade máxima permitida (Y) na pressão de ar prescrita.
Dimensão do pneu: é determinado pela largura em milímetros (265), razão altura / largura em porcentagem (40), construção do pneu (R = pneu radial) e diâmetro do aro em polegadas (21).
Pneus de verão
Você sabia que o asfalto pode atingir temperaturas superiores a 60° C no verão? Os pneus de verão recomendados pela Porsche com marcação N utilizam um composto de borracha especial que permanece estável mesmo em altas temperaturas. Com um design de banda de rodagem otimizado para as superfícies de estradas no verão, oferecem melhor aderência, maior estabilidade nas curvas e distâncias de frenagem mais curtas. A resistência ideal ao rolamento também contribui para minimizar o consumo de combustível.
Pneus de inverno
Mais de 60% dos motoristas consideram que dirigir na neve é altamente desafiador. Os pneus de inverno recomendados pela Porsche - identificáveis pela marcação N - proporcionam uma base segura e maior confiabilidade nas condições de direção no inverno. O segredo está na composição material. Fabricados com uma borracha que não endurece baixas temperaturas, mantêndo a aderência. Também apresentam padrões de banda de rodagem especialmente projetados para desviar a água, mantendo a aderência.
Pneus de Ultra High-Performance
Nossos nervos enviam comandos de movimento ao nosso cérebro a uma velocidades de até 300 km/h. Os pneus de alta performance, com marcação N, transmitem instantaneamente cada movimento de direção.
Pneus Todas as Estações
No Brasil, devido ao nosso clima, não há necessidade de trocarmos os pneus de acordo com as estações do ano. Neste caso, os pneus para todas as estações aprovados pela Porsche oferecem o compromisso perfeito entre a aderência, o manuseio e a estabilidade dos pneus de inverno e verão com melhor desempenho.