A geração dos veículos Porsche equipados com diagnóstico começou no ano modelo de 1988, com o Porsche 928S.
A partir de 1994 a Porsche lançou o sistema PIWIS - Porsche Integrated Workshop Information System, dando início a uma nova geração de sistema de diagnóstico, em uso até os modelos atuais.
Em 1988, a Porsche introduziu um sistema de diagnóstico de falhas para os modelos 928S4 e 944S. Este sistema utilizava o recurso de diagnóstico de falhas introduzido pela Bosch nos computadores da injeção de combustível “LH Jetronic” e “Motronic”, que eram usados nesses veículos.
As várias Unidades Eletrônicas de Controle - ECU usadas nos carros podem detectar sinais implausíveis de vários atuadores e sensores. Ocorrendo uma falha, um código correspondente é armazenado na respectiva ECU. Estes códigos de falha armazenados podem ser lidos pelos sistemas de diagnóstico. Introduzidos para monitorar sistemas críticos de emissões, em resposta às crescentes regulamentações ambientais, o sistema de diagnóstico trouxe um grande benefício para o serviços de reparo e manutenção, em sistemas eletrônicos cada vez mais complexos.
Importante ressaltar que, ao contrário da expectativa da maioria das pessoas, o sistema de diagnóstico apenas proporciona a leitura das falhas registradas e das condicões existentes no momento da ocorrencia das falhas. O diagnóstico, propriamente dito, sempre irá depender da expertise dos técnicos que fazem a análise dos códigos e das condições de cada ocorrência.
Os sistemas de diagnósticos também permitem programar ou codificar as ECUs, alterando ou atualizando o software de cada unidade de contrôle. Os vários atuadores e interruptores do seu Porsche também podem ser atuados através deste sistema de diagnóstico. A leitura em tempo real de diversos parametros, facilita o diagnóstico dos sistemas enquanto o veículo estiver em uso.
Quando os fabricantes de veículos começaram a instalar sistemas de diagnóstico de bordo, desenvolviam suas próprias versões proprietárias. Algumas tentativas de padronização da indústria ocorreram no início dos anos 90 e, por volta de 1995, a maioria dos carros já estava equipada com o sistema On-Board Diagnostic II - OBDII (segunda versão do diagnóstico de bordo, que se tornou um padrão obrigatório da indústria).
A seguir, relatamos um pouco da história dos sistemas Porsche de diagnóstico, começando com o tester 9268.
Porsche Tester 9268
O testador de diagnóstico 9268 foi o primeiro sistema Porsche de diagnóstico. Lançado para o ano modelo 1988, os únicos modelos Porsche equipados com diagnóstico de bordo eram o novo 928S4 e o 944S. O sistema era capaz de ler códigos de falha armazenados e também testar vários atuadores e interruptores. Permitia também "limpar" os códigos de falha armazenados, redefinir a velocidade de marcha lenta do 928, dentro de certos limites, e contar as detonações (batidas de pino) em tempo real.
A interface do operador apresentava um display numérico de quatro dígitos e dois botões. Quando um código de falha era exibido, era necessário consultar o seu significado no manual de serviço.
Porsche system Tester geração 1 - 9288
Apenas um ano após seu lançamento, em 1989, a Bosch produziu para a Porsche uma versão de seu testador KTS 300, conhecido como 9288, com software de diagnóstico específico para as ECUs Porsche, incorporando os sistemas de forma mais ampla. O software para o 9288 vinha gravado em cartuchos, que poderiam ser substituídos conforme a necessidade. O sistema consistia de um cartucho contendo software proprietário Porsche e um conector circular especial de 19 pinos, também fabricado especialmente para a Porsche.
Este sistema de diagnóstico, na sua segunda geração, foi utilizado nos 911 Carrera 2, Carrera 4 e 968, até os modelos 1995, com funções limitadas. Desde 1994, o Centro Técnico Porsche RJ Itanhangá possui um testador 9288, ainda hoje em perfeito estado de funcionalidade.
Porsche System tester diagnostic geração 2
O Porsche System Tester 2, também conhecido como PST2 foi ntroduzido em 1997 nos concessionários Porsche, visando atender os modelos Boxster 986 e 911 Carrera 996. No entanto, o Porsche System Tester 2 - PST2 era capaz de diagnosticar todos os modelos Porsche desde o 928. O PST2 é baseado no sistema do computador Bosch KTS-500, porém com software proprietário Porsche, não disponível nos KTS-500.
O PST2 é aplicável retroativamente ao OBDI, com limitações em alguns sistemas.
O PST2 foi descontinuado após o lançamento do PIWIS I
Porsche PIWIS tester geração 1
Na sequencia, em 2004, a Porsche lançou o sistema que ficou conhecido como PIWIS - Porsche Integrated Workshop Information System. Possuia alguma semelhança com o PST2, mas já suportava veículos equipados com rede CAN e CAN-BUS. O PIWIS também integrava informações do manual de reparo no próprio testador de diagnóstico. O PIWIS I possui algumas similaridades com o KTS 650, mas seu software é proprietário Porsche.
O PIWIS I foi descontinuado após o lançamento do PIWIS II
Porsche PIWIS tester geração 2
Em 2010, o Porsche PIWIS II substituiu o PIWIS I, por ocasião do lançamento do Porsche Panamera. Os novos modelos lançados a partir desta data passaram a requisitar o sistema PIWIS de segunda geração. Os modelos anteriores tiveram o seu sistema de diagnóstico incorporado, tornando o PIWIS II compatível com todos os modelos.
Além das funções usuais de ler e apagar códigos de defeito, interface com sensores e atuadores, leitura de parametros em tempo real, codificação e programação de ECUs, o PIWIS II incluia consulta às informações de manutenção e reparo, localização de componentes, diagramas elétricos e documentação para diagnóstico de falhas.
O Piwis II é baseado no laptop Panasonic, com software proprietário Porsche.
Porsche PIWIS tester geração 3
Lançado em 2016 e em uso atualmente, o PIWIS Tester III cobre todos os novos modelos da Porsche, como o novo Panamera 971, Cayenne 9Y0, Cayman 981 GT4, que não são suportados pelo PIWIS II. O PIWIS Tester III também incorpora uma gama completa de funções de diagnóstico para todos os modelos Porsche já lançados.
Além das funções disponíveis no PIWIS II, o PIWIS III permite a leitura simultanea de diferentes unidades de controle, facilitando a rotina de diagnóstico.
As ECUs podem ser codificadas automaticamente, individualmente ou a partir de uma tabela de controle, quando, por exemplo, na instalação de acessórios originais TEQUIPMENT.
A partir do PIWIS III, o registro do status dos veículo, conhecido como protocolo VAL - Vehicle Analysis Log, passou a ser registrado automaticamente, tanto na entrada do veículo para serviço, durante os reparos, e após a finalização dos reparos.
Através de uma interface, o PIWIS III pode ser usado para medição de tensão DC e AC, medição de corrente contínua e alternada, teste de diodo, medição de resistência, teste de continuidade ou circuito aberto, mostrando tensão, corrente e resistência ao longo do tempo, com a função osciloscópio.
O PIWIS III também é baseado no robusto laptop Panasonic.
Porsche Diagnostic Key
A partir de 2018, com a introdução do novo Panamera, os dados passaram a serem gravados na chave de ignição, conhecida como Chave de diagnóstico Porsche.
Os dados mais relevantes para a abertura da Ordem de Serviço estão disponíveis na chave do carro, agilizando e facilitando o fluxo de serviços. Todos os novos veículos produzidos a partir de 2018 estão equipados com Porsche Diagnostic Key.
A transferência de informações da chave de diagnóstico Porsche para o sistema de pós-vendas da Porsche é feita através de um dispositivo com software específico, tornando mais simples, individual e eficiente o processo de abertura da Ordem de Serviço.