Os diversos modêlos Porsche são conhecidos pelo número interno de cada projeto.
356
O primeiro veículo com o nome Porsche foi construído em 1948: o roadster 356/1.
Equipado com um motor VW com uma potencia aumentada para 26 kW (35 hp) a 4.000 rpm e pesando 585 kg, este leve carro esportivo com motor central atingia uma velocidade máxima de 135 km/h. O ‘Gmünd roadster’ foi seguido por carros de produção com motores de até 2 litros e uma potência de 96 kW (130 HP).
Cerca de 78.000 exemplares do modelo 356 foram produzidos em Stuttgart entre 1950 e 1965.
- ✔ ︎Período de produção: 1948 - 1965
- ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 77.766
911 F
O 911 é o modêlo Porsche mais famoso, considerado por muitos como o ícone da marca.
Foi lançado em 1963 no IAA - Internationale Automobil-Ausstellung (IAA – International Automobile Exhibition) - em Frankfurt, como Porsche 901. No entanto, um fabricante francês reivindicou os direitos autorais sobre o uso de todos os números de veículos com zero no meio. Em 1964, a Porsche mudou o nome de 901 para 911, passando a ser conhecido como F-Model.
No entanto, 82 exemplares do 901 Coupé já haviam sido vendidos até este ponto.
- ✔ ︎Período de produção: 1963 - 1973
- ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 81.100
911 G
As características típicas do Porsche conhecido como G-Model incluíam para-choques de segurança com design atraente. O Porsche 911 também foi pioneiro em termos de segurança dos passageiros: um interior moderno, voltado para a segurança, com volante anti-choques, cintos de segurança retráteis de três pontos e encostos de cabeça integrados. Graças à injeção de combustível K-Jetronic, os motores de 2,7 litros apresentavam uma significativa redução nas emissões e no nível de ruído.
- ✔ ︎Período de produção: 1974 - 1989
- ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 196.397
914
Co-produzido com a VW e com preço abaixo do 911, o 914 foi lançado em 1969.
Este veículo esportivo com motor central apresentava um teto removível e um motor de quatro cilindros com injeção de combustível. 13.312 unidades deste modelo foram vendidas em 1970. A versão 914-6 vinha equipada com o motor de 6 cilindros de 2 litros do 911 T.
- ✔ ︎Período de produção: 1969 - 1976
- ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 118.982
924
O 924 foi o primeiro Porsche a apresentar um layout de conjunto motriz com motor dianteiro refrigerado a água, e câmbio no eixo traseiro, conhecido como transaxle.
- ✔ ︎Período de produção: 1976 - 1988
- ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 150.684
928
Ao lado do 911 Turbo, o 928 ‘tourer esportivo’ era o veículo de produção mais caro da Porsche. Além de um motor V8 produzido em liga leve, as inovações incluíam a suspensão traseira conhecida como ‘eixo Weissach’.
O resultado: excelente performance em curvas, e alta estabilidade direcional durante brusca aceleração e desaceleração.
- ✔ ︎Período de produção: 1977 - 1995
- ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 61.056
944
O 944 - um modelo aerodinâmico de 2 + 2 lugares - rapidamente conquistou uma grande legião de fãs.
"No coração do 944 está um motor sensacionalmente suave, cuja economia fará os magnatas do petróleo derramarem lágrimas", enfatizou a revista "Motor" em uma reportagem de teste. A configuração transaxle, utilizada a partir dos 924 e 928, garantia uma excelente dirigibilidade e prazer ao dirigir.
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- ✔ ︎Período de produção: 1982 - 1991
- ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 163.302
964
O 964 foi o sucessor do Porsche 911 G-Model. Foram incorporados o conversor catalítico, direção hidráulica e um sistema de freio antibloqueio ABS. A potência do motor do 964 variava de 184 kW (250 cv) nos modelos 911 Carrera a 265 kW (360 cv) no 911 Turbo.
- ✔ ︎Período de produção: 1988 - 1994
- ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 63.762
968
Sucessor do 944, o 968 foi oferecido nas versões Coupé e Cabriolet. O subsequente desenvolvimento posterior do layout da transmissão, resultou em uma excelente dirigibilidade e baixo consumo de combustível. Naquela época, o motor do 968 foi considerado como o motor de 4 cilindros com maior torque e cilindrada na sua categoria.
- ✔ Período de produção: 1992 - 1995
- ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 11.248
986
A partir de setembro de 1996, o Porsche Boxster estabeleceu uma nova referência em desempenho e segurança no segmento de carros esportivos conversíveis.
O roadster combinava a dinâmica de direção de um carro esportivo, com a usabilidade do dia a dia. Um sistema inovador permitia que a capota conversível elétrica abrisse e fechasse em apenas 12 segundos - uma façanha inédita. O Boxster distinguia-se dos seus concorrentes com seu conceito de motor central, utilizando o típico motor Porsche boxer de seis cilindros.
- ✔ ︎Período de produção: 1997 - 2004
- ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 164.874
993
Sucessor do 964, o 993 foi o último modelo da clássica série Porsche 911 equipado com motor boxer refrigerado a ar.
Componentes das áreas estruturais da carroceria do 993 eram fabricados em aço de alta resistência. Em contraste com o 964, o sistema de injeção de combustível incluia um sistema de gerenciamento eletrônico e um sistema de escape duplo com 2 conversores catalíticos.
- ✔ ︎Período de produção: 1993 - 1998
- ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 68.881
996
Em 1997, a Porsche apresentou um 911 completamente novo. Com seu estilo clássico, a carroceria ficou maior e a suspensão melhorou ainda mais. Além disso, o modelo foi equipado com uma versão mais potente do novo motor boxer de seis cilindros refrigerado a água.
- ✔ ︎Período de produção: 1998 - 2005
- ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 175.262
- ** agradecimentos especiais a Vicente von der Schulenburg pelo compartilhamento do seu conhecimento