356, 993, 986... O que significam este números?

 Os diversos modêlos Porsche são conhecidos pelo número interno de cada projeto.

356

Porsche 356
Porsche 356

 

O primeiro veículo com o nome Porsche foi construído em 1948: o roadster 356/1.

Equipado com um motor VW com uma potencia aumentada para 26 kW (35 hp) a 4.000 rpm e pesando 585 kg, este leve carro esportivo com motor central atingia uma velocidade máxima de 135 km/h. O ‘Gmünd roadster’ foi seguido por carros de produção com motores de até 2 litros e uma potência de 96 kW (130 HP).

Cerca de 78.000 exemplares do modelo 356 foram produzidos em Stuttgart entre 1950 e 1965.

  • ✔ ︎Período de produção: 1948 - 1965
  • ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 77.766

 

 

911 F

Porsche 911 F
Porsche 911 F

 

O 911 é o modêlo Porsche mais famoso, considerado por muitos como o ícone da marca.

Foi lançado em 1963 no IAA - Internationale Automobil-Ausstellung (IAA – International Automobile Exhibition) - em Frankfurt, como Porsche 901. No entanto, um fabricante francês reivindicou os direitos autorais sobre o uso de todos os números de veículos com zero no meio. Em 1964, a Porsche mudou o nome de 901 para 911, passando a ser conhecido como F-Model.

No entanto, 82 exemplares do 901 Coupé já haviam sido vendidos até este ponto.

  • ✔ ︎Período de produção: 1963 - 1973
  • ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 81.100

 

 

911 G

Porsche 911 G
Porsche 911 G

 

As características típicas do Porsche conhecido como G-Model incluíam para-choques de segurança com design atraente. O Porsche 911 também foi pioneiro em termos de segurança dos passageiros: um interior moderno, voltado para a segurança, com volante anti-choques, cintos de segurança retráteis de três pontos e encostos de cabeça integrados. Graças à injeção de combustível K-Jetronic, os motores de 2,7 litros apresentavam uma significativa redução nas emissões e no nível de ruído.

  • ✔ ︎Período de produção: 1974 - 1989
  • ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 196.397

 

 

914

Porsche 914
Porsche 914

 

Co-produzido com a VW e com preço abaixo do 911, o 914 foi lançado em 1969.

Este veículo esportivo com motor central apresentava um teto removível e um motor de quatro cilindros com injeção de combustível. 13.312 unidades deste modelo foram vendidas em 1970. A versão 914-6 vinha equipada com o motor de 6 cilindros de 2 litros do 911 T.

  • ✔ ︎Período de produção: 1969 - 1976
  • ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 118.982

 

 

924

Porsche 924
Porsche 924

 

O 924 foi o primeiro Porsche a apresentar um layout de conjunto motriz com motor dianteiro refrigerado a água, e câmbio no eixo traseiro, conhecido como transaxle.

  • ✔ ︎Período de produção: 1976 - 1988
  • ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 150.684

 

 

928

Porsche 928
Porsche 928

 

Ao lado do 911 Turbo, o 928 ‘tourer esportivo’ era o veículo de produção mais caro da Porsche. Além de um motor V8 produzido em liga leve, as inovações incluíam a suspensão traseira conhecida como ‘eixo Weissach’.

O resultado: excelente performance em curvas, e alta estabilidade direcional durante brusca aceleração e desaceleração.

  • ✔ ︎Período de produção: 1977 - 1995
  • ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 61.056

 

 

944

Porsche 944
Porsche 944

 

O 944 - um modelo aerodinâmico de 2 + 2 lugares - rapidamente conquistou uma grande legião de fãs.

"No coração do 944 está um motor sensacionalmente suave, cuja economia fará os magnatas do petróleo derramarem lágrimas", enfatizou a revista "Motor" em uma reportagem de teste. A configuração transaxle, utilizada a partir dos 924 e 928, garantia uma excelente dirigibilidade e prazer ao dirigir.

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  • ✔ ︎Período de produção: 1982 - 1991
  • ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 163.302

 

 

964

Porsche 964
Porsche 964

 

O 964 foi o sucessor do Porsche 911 G-Model. Foram incorporados o conversor catalítico, direção hidráulica e um sistema de freio antibloqueio ABS. A potência do motor do 964 variava de 184 kW (250 cv) nos modelos 911 Carrera a 265 kW (360 cv) no 911 Turbo.

  • ✔ ︎Período de produção: 1988 - 1994
  • ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 63.762

 

 

968

Porsche 968
Porsche 968

 

Sucessor do 944, o 968 foi oferecido nas versões Coupé e Cabriolet. O subsequente desenvolvimento posterior do layout da transmissão, resultou em uma excelente dirigibilidade e baixo consumo de combustível. Naquela época, o motor do 968 foi considerado como o motor de 4 cilindros com maior torque e cilindrada na sua categoria.

  • ✔ Período de produção: 1992 - 1995
  • ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 11.248

 

 

986

Porsche Boxster 986
Porsche Boxster 986

 

A partir de setembro de 1996, o Porsche Boxster estabeleceu uma nova referência em desempenho e segurança no segmento de carros esportivos conversíveis.

O roadster combinava a dinâmica de direção de um carro esportivo, com a usabilidade do dia a dia. Um sistema inovador permitia que a capota conversível elétrica abrisse e fechasse em apenas 12 segundos - uma façanha inédita. O Boxster distinguia-se dos seus concorrentes com seu conceito de motor central, utilizando o típico motor Porsche boxer de seis cilindros.

  • ✔ ︎Período de produção: 1997 - 2004
  • ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 164.874

 

 

993

Porsche 993
Porsche 993

 

Sucessor do 964, o 993 foi o último modelo da clássica série Porsche 911 equipado com motor boxer refrigerado a ar.

Componentes das áreas estruturais da carroceria do 993 eram fabricados em aço de alta resistência. Em contraste com o 964, o sistema de injeção de combustível incluia um sistema de gerenciamento eletrônico e um sistema de escape duplo com 2 conversores catalíticos.

  • ✔ ︎Período de produção: 1993 - 1998
  • ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 68.881

 

 

996

Porsche 996
Porsche 996

 

Em 1997, a Porsche apresentou um 911 completamente novo. Com seu estilo clássico, a carroceria ficou maior e a suspensão melhorou ainda mais. Além disso, o modelo foi equipado com uma versão mais potente do novo motor boxer de seis cilindros refrigerado a água.

  • ✔ ︎Período de produção: 1998 - 2005
  • ✔ ︎Número de exemplos produzidos: 175.262

 

  • ** agradecimentos especiais a Vicente von der Schulenburg pelo compartilhamento do seu conhecimento
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